quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa

Como você celebra a Páscoa? Comendo muito chocolate por dias? E onde fica o aspecto religioso em tudo isso? Não, eu não pretendo começar uma pregação sobre a espiritualidade da data, mesmo porque, como um ateu convicto, eu SEI do fundo da minha "alma" que deus não existe.

É interessante perceber como as religiões são forjadas e construídas, usando o que lhes é útil e desprezando o que não o é. Exemplo disso são os Evangelhos Gnósticos descobertos no Egito. Neles, em especial no Evangelho de Thomas, Jesus é apresentado como um líder e professor de sabedoria, mas ele não realiza milagres, não prega a vinda do apocalipse, não morre pelos pecados de ninguém, não ressucita no terceiro dia, na verdade o evangelho nem sequer menciona a morte de Jesus. Engraçado como convenientemente a Igreja Católia refuta a validade de tais evangelhos.

Nessa época do ano em que vários documentários e filmes religiosos são exibidos pelos canais de TV, talvez seja melhor usar esse feriado para assistir a um tipo diferente de documentário. Um bom exemplo é o filme "Zeitgeist" que trata de religião, controle social, economia, terrorismo e, de quebra, até aspectos da crise economica atual. Teorias da conspiração à parte, o primeiro segmento do filme mostra uma das teorias segundo a qual a religião cristã foi inventada usando como base mitos egípcios e de outros povos.

Mas, se preferir algo com um pouco mais de corroboração acadêmica, uma boa pedida são os filmes "Raiz de Todo o Mal?" de Richard Dawkins, professor da Universidade de Oxford e autor de livros como "O Gene Egoísta". Na primeira parte, "Uma ilusão chamada Deus", ele mostra as incompatibilidades entre religião e ciência e como as religiões foram, e continuam sendo, fonte de conflitos irracionais e infindáveis. Na segunda parte, "O Vírus da Fé", ele explora a moral das religiões e como elas são impostas às pessoas desde a infância e os efeitos negativos que têm sobre suas psiques.

Os 3 filmes são facilmente encontrados na internet para download e também podem ser vistos no Youtube nos links abaixo. Servem também como uma boa desculpa para ficar sentado por horas no sofá comendo chocolates, o que no fim das contas é a grande utilidade da Páscoa.

Zeitgeist Website
(filme e continuação estão disponíveis aqui em inglês)
Zeitgeist - parte I (no youtube com legendas em português)
Raiz de Todo o Mal? - Uma Ilusão Chamada Deus - parte I (no youtube com legendas em português)
Raiz de Todo o Mal? - O Vírus da Fé - parte I (no youtube com legendas em português)

9 comentários:

  1. eu adoro a pascoa

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  2. a pascoa é sempre especial, familia reunida e pá
    sempre ótimo!

    bom blog!
    continue assim

    se puder²
    arsenalwarez.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Também sou crítico a muitas religiões e questiono muito a posição da Igreja Católica em alguns aspectos, desde muito antigamente. O legal é sempre refletir sobre esses dogmas, um salve para essa liberdade!

    ResponderExcluir
  4. nossa pegou um ponto forte de discurssão, sou um critico e muitas coisas sou contra a igreja, mas acredito em deus, pois muita coisa naum poderia ser explicada sem ele, Viva a liberdade de escolha, abraços

    ResponderExcluir
  5. Páscoa pra mim, também só serve pra comer chocolate. Não sou religioso, e assisti o documentário "Zeitgeist" que por sinal é espetacular, muito fanático religioso necessita assistir esse documentário.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho religião ainda , mas acredito em Deus sim ... Mas se formos descutir religião vamos ficar aqui a eternidade !
    Então Feliz Páscoa pra todo mundo !

    ResponderExcluir
  7. Querido amigo avassalador...
    Considero ess questão da existencia ou não de deus da mesma forma que um "bug" em nosso cerebro...
    Vamos fzer o seguinte:
    NÃO pense em uma maça!
    Seu cerebro não acata o NÃO pois antes de "não pensar" voce precisa pensar na maça e depois apaga-la...
    Isso me leva a pensar que para negar a existencia de deus foi preciso primeiro crer... a partir dai, vem a questão:
    Porque voce deixou de acreditar?
    A minha resposta pessoal encontrei há muitos anos... mas fico sempre curiosa em descobrir a dos outros anogsticos

    ResponderExcluir
  8. religiãoé algo estranho. evito tecer comentários pq o assunto é muito maior do qualquer entendimento que eu possa ter.

    ResponderExcluir